terça-feira, 24 de março de 2009

O Sentido da Páscoa

Março está aindo embora e com ele comemoramos o soerguimento de nossa Loja, data muito especial que temos certeza ficará gravada em brasa no coração de cada Ir.'. que deu o melhor de si para que chegássemos até este estágio. Agora Abril vem se aproximando, e com ele uma das festas mais impotantes para duas das três religiões monoteístas a saber: judaísmo e Cristianismo, pois no Islam não se comemora tal data.


Com diferentes significados para cada credo, a Páscoa de qualquer forma marca uma mudança, mudança esta que deve acontecer interiormente em nós ao festejarmos ocasião. Para os judeus comemora-se a libertação dos hebreus do julgo do Faraó. Já para os cristãos marca a ressureição de Jesus Cristo após os três dias que passou morto em seu sepulcro.

Seja como for, em ambas as ocasiões podemos notar a passagem de um estado de aprisionamento e obscuridade, para um luminoso período de glória e liberdade. Da mesma forma como maçons, buscamos romper os grilhões do ego, da vaidade, do preconceito e de tudo que nos mantém cativos e submissos aos nossos instintos mais baixos. O Maçom que busca ser senhor de si mesmo, tendo por superior apenas o G.'.A.'.D.'.U.'. pode aproveitar tal data para buscar se desvencilhar de tais cadeias.

Não obstante a Maçonaria não seja uma religião, nossa Loja porém é bem eclética, pois temos em seu seio judeus, cristãos e muçulmanos. Por este motivo seria interessante que todos os IIr.'. que comemoram tal data buscasse neste dia se confraternizar mais com seus familiares e IIr.'., bem como buscar perdoar mágoas, ressentimentos e tudo o mais que o agrilhoe, bem como é uma pratica bastante interessante eleger um vício: seja ele de conduta ou do cigarro, bebida ou o qualquer outro e a partir deste dia começar um trabalho ferrenho para eliminá-lo.
E que possa a Liberdade do G.'.A.'.D.'.U.'. em toda sua plenitude se manifestar no interior de cada um de nossos IIr.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário